Você sabia que os brasileiros estão gastando 150% a mais com tarifas bancárias

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) mapeia os gastos da população e em sua nova edição divulgada nesta sexta (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa revelou, em seu balanço entre os anos 2017 e 2018, que o brasileiro está gastando 150% a mais com taxas bancárias do que 10 anos atrás.

Como era antes?

Em 2009 o valor de taxas bancárias equivalia a 0,4% dos gastos familiares e nos últimos 10 anos a porcentagem subiu para 1%, acompanhando o crescimento de 34% do número de cartões de crédito registrados no sistema financeiro. E mesmo com o crescimento dos cartões sem anuidade (famosos cartões digitais), as tarifas de anuidade avançaram ao redor de 80%.

E agora?

O uso de cartões de débito também demonstraram um crescimento significativo de 67%. Ainda que alguns dados do Banco Central comecem a indicar uma desconcentração do setor financeiro em ativos e crédito, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander ainda têm cerca de 80% do mercado.

Em 10 anos de recessão econômica, os bancos adotaram essa medida para compensar a menor receita com crédito ao emprestar menos dinheiro para evitar calotes por conta dos altos índices de desemprego.

Fonte: 

Curtiu? Coloque aqui o seu E-Mail e receba os próximos artigos!