Tenha uma previdência da qual sinta orgulho

Trabalhar é difícil, exige tempo, dedicação, tolerância, esforço físico, não é à toa que grande parte da população deseja se aposentar o quanto antes. Entretanto, o que significa aposentar? Receber dinheiro quando velho? Demitir-se sem perspectiva de retorno? Dar entrada no INSS? Responder perguntas básicas é essencial para se estruturar um planejamento financeiro eficiente e é com este propósito que o artigo foi criado, para orientar a todos frente aos desafios do longo prazo.

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que, como qualquer outro objetivo (e não sonho), deve-se estar ciente de todas as suas características. Neste caso, é relevante saber: Definição Individual de Aposentadoria, Valor Mensal Desejado, Tempo de Aplicação, recursos e estratégias pré-existentes. Com estas informações já é possível esboçar um projeto. Tente, pegue uma caneta e anote, permita-se construir o seu futuro, ao invés de deixar-se dominar pelas circunstâncias e dificuldades da vida.

Vamos lá. Considerando inicialmente aposentadoria como “trabalho por lazer”, ou seja, ter o padrão de vida sustentado por rendimentos de aplicações financeiras, é necessário calcular quanto de montante seria necessário para que a rentabilidade fosse igual ao Valor Mensal Desejado.

Montante  = (Valor Mensal Desejado * 12) / 10%

Assim, resta calcular quanto é necessário investir por mês para se acumular tal Montante no Tempo de Aplicação escolhido. Pronto. Se há uma estratégia já em andamento, pode-se incorporar os valores a nova estratégia, ou calcular quanto ela vai entregar mensalmente e diminuir o valor da nova.

No final das contas, perdão aos que desgostam da matéria, estamos falando de :

VF = VP*(1+i)^t, sendo:

VF = Valor Final = Montante ; VP = Valor Presente = Depósito Mensal para o Longo Prazo ; i = Rentabilidade e t = Tempo de aplicação.

Traduzindo, para gerar um montante, multiplica-se a mensalidade por ela mesma (mais a rentabilidade) por um número t de vezes. Agora, este foi o passo a passo matemático da coisa, a gramática por de trás do planejamento e quanto a semântica? O que tudo isso significa? Como fazer isso tomar corpo e virar um projeto real que vai mudar a sua vida e a de toda a sua família?

Para estas respostas, basta se subscrever na newsletter do Blog e fazer outra leitura rápida.

Ainda nessa semana: Aposentadoria na prática!

Fonte: 

Curtiu? Coloque aqui o seu E-Mail e receba os próximos artigos!