Quantos cafezinhos pagam uma viagem de Carnaval?

Chegou o Carnaval. Aquela época do ano em que as pessoas aproveitam para curtir e esquecer um pouco das obrigações do cotidiano para se divertir. Muitas dessas pessoas optam por viajar e planejar um feriadão prolongado contando com o dia de Cinzas.

O problema é que muita gente quer viajar ou fazer algum programa diferente e não consegue por motivos de "não tenho dinheiro". E é extremamente possível evitar isso mudando um simples comportamento: gastos por impulso ou cortando aquele trocadinho dedicado diariamente para algum hábito que pode ser evitado.

Não entendeu? Vou explicar melhor.

Economizando na prática

Suponhamos que você gaste todo dia uma grana pra tomar um café na padaria. Mas todo santo dia, não de vez em quando. Imagine você lá antes, depois ou na pausa do trabalho, sentado naquele balcão gastando R$ 5,00 pra tomar um pingado ou R$ 7,50 em um Espresso na Starbucks.

Pode parecer "pouco", mas você consegue mensurar os gastos disso em um ano inteiro? Vou fazer as contas para você. 

Levando em conta que o ano tem cerca de 255 dias úteis e você tome café em uma padaria ou na Starbucks todo o santo dia, multiplicamos a quantidade de dias pelo valor do café e o resultado é absurdo. Daria para fazer uma viagem legal para Arraial do Cabo e, dependendo, até mesmo com mais uma pessoa. Isso só contando dias úteis!

 

 

Acho que agora você consegue imaginar o impacto que alguns trocados diários podem causar no seu bolso e na sua vida a longo prazo. Agora imagine poupar esses trocados para outros fins que não sejam apenas viagens de lazer, como investimentos ou poupança. É extremamente possível!

E se você consegue poupar para viajar, você consegue poupar para atingir outros objetivos.

Fonte: 

Curtiu? Coloque aqui o seu E-Mail e receba os próximos artigos!