Pesquisa revela que 48% dos brasileiros não sabem quanto ganham e gastam

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2018 mostrou que 48% dos brasileiros não fazem um controle efetivo dos ganhos e gastos. E para reforçar a ideia do descontrole financeiro dessas pessoas, o mesmo levantamento apurou que 44% dos entrevistados acreditavam que nunca terão o que querem na vida.

Um dos maiores problemas que levam a essa situação de descontrole das finanças pessoais é a falta de clareza nos objetivos dos brasileiros. A grande maioria da população ainda é incapaz de decidir como controlar suas finanças e chegar a um acordo consigo mesma a respeito de como poupar e enxergar uma forma de investir ou guardar dinheiro.

 

Imagem ilustrativa Consultoria Financeira Pessoal
A consultoria financeira pessoal se vê necessária nos casos em que a pessoa
não consegue mensurar o que entra e o que sai ou se controlar

 

Nestes casos a consultoria financeira pessoal se vê necessária. Ela também é conhecida como planejamento financeiro e é ainda incipiente no Brasil. Contudo, em outros países, a atividade já é muito difundida. Nos Estados Unidos, por exemplo, já é possível encontrar faculdades especializadas em formar financial planners, profissional dedicado a ajudar as pessoas a organizar suas finanças e alcançar seus objetivosSegundo a Forbes, naquele país há cerca de 80 mil consultores financeiros em atividade.

Para receber mais conteúdos como esse em primeira mão, assine a newsletter!

Fonte: Space Money

Curtiu? Coloque aqui o seu E-Mail e receba os próximos artigos!