Investir carro ou casa? Qual é a melhor opção para financiamento?

A ideia de investimento não vem somente da premissa de adicionar dinheiro a alguma poupança ou ações e deixar o dinheiro multiplicar. Investimento também significa investir em bens, empresas e ideias.

Os investimentos mais populares encontrados pelas pessoas são os imóveis e veículos. Apesar do surgimento de empresas de mobilidade urbana e aluguéis de moradia mais acessíveis, a ideia de ter uma casa própria e um carro ainda é o sonho de muitas pessoas. Mas em qual deles vale mais a pena investir com um financiamento: carro ou casa? Vamos refletir um pouco sobre o assunto.

GASTO x INVESTIMENTO

Quando gastamos dinheiro, estamos adquirindo ou pagando por algo que não terá retorno. O gasto é o dinheiro que usamos para comprar roupas, comida, lazer, etc. Apesar de os benefícios que temos dos gastos, esse dinheiro não vai voltar para o nosso bolso. O investimento é um dinheiro aplicado em um bem que pode ter um retorno no futuro. Caso de títulos, aplicações bancárias e imóveis, por exemplo.


INVESTINDO EM UM CARRO

Com um veículo, é possível se dirigir a qualquer lugar com conforto e rapidez. Porém, esse é um investimento que precisa de muito planejamento e pode gerar bastante gasto adicional. Revisão, combustível, impostos e, em alguns casos, multas podem interferir de forma significativa no bolso e causam dores de cabeça.

Se for comprado por financiamento, um carro pode ser uma dívida de muitos anos. Muita gente acaba renovando o financiamento após certo tempo para trocar o veículo por um modelo melhor. Criar uma bola de neve torna esse gasto permanente, tornando esse benefício de ter carro próprio um verdadeiro problema se mal administrado.


INVESTINDO EM UMA CASA

Comparado a um carro, o imóvel é um investimento que envolve mais recursos e tem a vantagem de que dificilmente vai se desvalorizar no caso de venda futura. Mesmo com gastos como taxa de condomínio e manutenção básica do imóvel, o retorno do investimento é praticamente garantido. A maioria dos imóveis são adquiridos por meio de financiamentos que podem ser pagos conforme o tempo previsto ou amortizados com o uso do FGTS.


INVESTIR EM CARRO OU CASA?

Levando em considerações os preços e importância, investir em um imóvel pode acabar assustando, mas no fim das contas garante um valor aquisitivo muito maior do que um veículo. Apesar de um automóvel proporcionar conforto e independência, ele também pode se tornar um grande problema para o proprietário.
Além disso tudo, há sempre o risco de ter o veículo roubado ou danificado. O que gera bastante prejuízo.

Veja também este artigo para entender quando investir em ações: "Existe um momento certo pra começar a investir em ações?"

Fonte: 

Curtiu? Coloque aqui o seu E-Mail e receba os próximos artigos!