Conheça os três primeiros passos para iniciar um planejamento financeiro

Planejar-se financeiramente não é fácil. Poucas pessoas possuem foco suficiente para construir um plano ou sequer pensar em começar um, traçando seus planos para começar. Para isso, existem 3 passos iniciais que devem ser estabelecidos.

Para começarmos a estabelecer o início de um planejamento precisamos pensar nestes três quesitos:

OBJETIVO

Juntar dinheiro nunca é em vão. Ninguém acorda pensando "Ah, vou juntar dinheiro, porque sim". Claro que existe aquela vontade imensa de querer juntar seu dinheirinho, mas tem sempre um objetivo por trás. Comprar uma casa, carro, investir, abrir uma empresa, fazer uma viagem... No fundo sempre há um ponto onde se quer chegar. É extremamente necessário deixar isso claro.

Se o objetivo se torna vago, os esforços para o planejamento se despedaçam ao longo do tempo e a desistência vem mais rápido. 

PLANEJAMENTO

O propriamente dito acaba de chegar. Traçado e escolhido seu(s) objetivo(s), agora é saber como fazê-lo. Você precisa se organizar de forma que tenha total controle sobre seus ganhos e seus gastos. Ou seja, aqui você vai montar o famoso orçamento familiar.

Após esse levantamento, será possível identificar em seu contexto financeiro mensal, qual o valor é destinado para suas despesas fixas, despesas viráveis, poupanças e investimentos, de forma que possa destinar a verba adequada para seu objetivo claro.

METAS

Pode parecer confuso ter objetivos como primeiro passo e metas como terceiro sendo que são basicamente a mesma coisa, certo? Errado.

As metas são os pequenos pontos a serem atingidos dentro dos objetivos. Caso queira comprar a casa própria, uma meta seria atingir uma quantia boa para dar entrada no financiamento. Ou se o objetivo for abrir uma empresa, algumas metas poderiam ser: encontrar sociedade ou pesquisar um imóvel e alugá-lo para as operações da empresa.

Não é difícil se planejar financeiramente embora pareça um bicho de 7 cabeças. O ideal, em primeiro lugar, é saber onde se quer chegar para saber como dar os primeiros passos.

Falei mais um pouco sobre esse assunto no artigo: "Leia este artigo e garanta o seu sucesso"

Fonte: 

Curtiu? Coloque aqui o seu E-Mail e receba os próximos artigos!