Conheça os erros financeiros simples que mais colocam uma empresa em risco

Ter uma empresa requer diversos cuidados. Os riscos de fazer com que a empresa acabe caindo na falência são muito grandes. E claro que esses riscos envolvem o seu lado financeiro, visto que é o core, ou pilar, de qualquer empreendimento. De acordo com pesquisas, 1 entre 4 empresas fecham antes de sequer completar 2 anos de atividade e problemas financeiros são parte do problema.

Por isso, listamos alguns empecilhos que podem acabar causando a ruína de uma empresa e que você, como empresário, pode ajudar a evitar.

 

Evitar a emissão das notas fiscais

Não realizar essa prática significa não reter impostos e com suas vendas não documentadas, se torna uma atividade ilegal. Quando não se emite a nota fiscal, o Fisco não possui os dados necessários para controle financeiro do estabelecimento.

Existem 3 tipos de nota fiscal: serviço eletrônica, consumidor eletrônica e produto eletrônica. A principal função delas é realizar o pagamento de impostos e auxiliar no controle financeiro da sua empresa. Em caso de fiscalização, pode dar uma bela dor de cabeça para a empresa, principalmente com multas.

 

Não contratar um bom contador

Ter um bom contador é essencial. Ele vai te ajudar a tomar as melhores decisões para sua empresa, visando sempre um bom resultado financeiro com uma boa gestão, dados concretos, cálculos e previsões após análise desses dados.

O contador vai te ajudar a evitar o máximo de erros contábeis, tributários e financeiros possíveis. Por isso, tenha um contador confiável à sua disposição e veja os resultados.

 

Errar nos cálculos gerais da empresa

Todas as pessoas estão sujeitas a alguns erros na sua rotina diária, por isso é importante ficar muito atento com os erros de cálculo das finanças da sua empresa. Isso é importante, pois é essencial não errar nos salários dos funcionários, no controle do fluxo de caixa, no orçamento mensal, e em outros controles financeiros. E é aí que entram suas noções de cálculos e a contratação do bom contador para auxiliar.

 

Não realizar um planejamento tributário

Realizar um planejamento tributário é essencial para identificar boas condições e maiores prazos para realizar o pagamento dos tributos. Aquele empreendedor que não realiza o pagamento tributário acaba onerando seu orçamento. Portanto, cumpra com as exigências tributárias e reduza maiores gastos e a elevada burocracia presente nesses processos.

 

Não documentar e analisar dados corretamente

Os dados gerados pela empresa são de extrema importância para analisar o passado, o presente e o futuro dela para balancear a situação. Todos esses documentos precisam ser arquivados de maneira correta, separados devidamente para ser analisados por todos os departamentos pertinentes, principalmente pelo fiscal e o contábil.

Uma boa gestão na área de contábeis, tributários e financeiros de uma empresa é de extrema importância para garantir uma eficiência de todos os processos responsáveis pelo bom andamento.

Fonte: 

Curtiu? Coloque aqui o seu E-Mail e receba os próximos artigos!