Como fazer as compras de fim de ano sem se endividar

Fim de ano chegando mais uma vez e muito provavelmente você está preocupado com vários detalhes. São as festas, comida, presentes, viagem, possíveis férias... E tudo isso já pensando que, depois que passar, os boletos vão chegar

Se você tem filhos, a coisa agrava ainda mais, porque logo após o período de festas de Natal e Ano Novo, em pouco mais de um mês o ano letivo recomeça. É nesse momento em que a grana vai para o material escolar. E se você gastou demais em dezembro, isso fica ainda mais complicado.

Preste atenção nos detalhes

Então vamos nos atentar a alguns detalhes para que seu fim de ano seja tranquilo e os gastos controlados pra não acabar atropelando os limites.

É fundamental, antes de tudo, realizar um planejamento, que permita que essas despesas sejam adicionadas ao orçamento mensal sem desorganizar as finanças. 50% do seu orçamento é direcionado para os gastos fixos, ou seja, as contas recorrentes que você tem todos os meses. Os outros 50% podem ser divididos em 30% para outros gastos, como lazer, incluindo as compras de natal e outros custos deste período. É importante que os 20% restantes sejam guardados para emergências.

Na hora das compras

Na hora de fazer as compras, os gastos também fazem diferença além do sossego. Com a lista em mãos, é fundamental fazer as compras com bastante antecedência e mesmo assim ainda tentar pechinchar.

É sempre melhor evitar os dias que antecedem as festas de fim de ano, principalmente Natal, e ir com pelo menos uma semana de antecedência, porque, além de não ter muita oferta de produtos, eles estarão mais caros por causa da grande demanda. Com isso, pode ser que você acabe não comprando o que realmente quer. Uma boa dica é se precaver e se adiantar fazendo compras pela internet.

Com tudo feito, é importante também fazer um balanço do que foi planejado e do que foi gasto nas compras. Anote os gastos, as parcelas caso sejam feitas dívidas no cartão de crédito ou em carnês de loja. E lembre-se: se sobrou, guarde!

Fonte: 

Curtiu? Coloque aqui o seu E-Mail e receba os próximos artigos!